Resultado da pesquisa no blog:
Participação:
1 ex-aluno
5 funcionários da escola
11 professores
2 profissionais da equipe multidisciplinar
2 pais de alunos
Após analisar a participação e as respostas chegamos a seguinte conclusão: Percebemos que o principal problema que temos que enfrentar é a falta de comprometimento dos pais com o ensino oferecido aos seus filhos, e também a falta de incentivo dos mesmo no processo Ensino aprendizagem.
Sabemos que o corre- corre do dia-a-dia dificulta muitas vezes maior participação dos pais e responsáveis, por isso buscamos fazer a seguinte pesquisa através do blogg, enviando bilhetes a todos os pais para entrarem e responderem as questões solicitadas, temos por volta de 190 pais se analisarmos que somente dois responderam, fica evidente que estão delegando todas as responsabilidades da educação para equipe escolar.
Entendemos que a participação da comunidade de forma democrática é o caminho que temos que buscar, para garantir o ensino democrático de qualidade, no entanto percebemos que temos um longo caminho a percorrer, mobilizar pais e comunidade não é tarefa fácil, nem simples, já que este é um processo histórico que necessita ser construído.
Se os país perceberem que sua participação pode sim fazer a diferença na qualidade do ensino e nos investimentos em educação, com certeza a equipe escolar não estaria enfrentando problemas como a falta de uma escola municipal e consequentemente a falta de espaço físico para desenvolvimento de projetos fundamentais e indispensáveis para formação do cidadão.
1- Que tipo de educação se aspira para a escola?
Através do Diagnóstico escolar, chegamos a seguinte conclusão: A Educação que a comunidade escolar, pais e sociedade aspira é aquela que amplie os conhecimentos, proporcione mudanças de perspectivas que sejam capaz de incluir o sujeito na sociedade global de forma autônoma e com condições de igualdade, garanta a permanência e a qualidade de ensino, fundamentada nos valores de respeito, afetividade, justiça, solidariedade comprometida com a cidadania democrática, capaz de mobilizar e envolver os pais, na Consolidação de suas metas. Uma educação que valorize o conhecimento prévio dos alunos, seus ritmos de aprendizagem e suas necessidades individuais, que garanta formação global do cidadão, como sujeito construtor da sua história e da história da sociedade de forma atuante e crítica, comprometida com o futuro dos alunos preparando-os para vida e para o trabalho.
2- Que tipo de escola se deseja?
Uma Escola que atenda a necessidade de todos os alunos, junto com a tecnologia do nosso cotidiano, garantindo o acesso e a permanência de todos, com ensino de qualidade e com participação democrática da comunidade, que tenha professores devidamente capacitados e alunos interessados. Uma escola em que cada um se sinta comprometido com a educação, comunidade, funcionários, alunos e pais se sintam mobilizados para o aprimoramento do processo educacional, que ensine a lidar com as diferenças e incentive o respeito a diversidade. Uma escola com prédio próprio, com espaço, para que seja proporcionado os alunos uma escola de tempo integral com vários projetos voltados aos vários tipos de habilidades. Uma .escola alegre e dinâmica, que todos participem,não por obrigação, mas sim porque entendem que a mesma é necessária para a educação pessoal e profissional.
3- Quais são os problemas que a escola apresenta?
Falta de espaço físico, não há um prédio próprio para a escola municipal, o prédio é utilizado de forma compartilhada com a escola estadual, que sede ao município 5 salas, sendo uma utilizada como secretária e as demais como sala de aula, o restante do espaço usamos de forma compartilhada. Essa falta de espaço físico impedem inovações EX: biblioteca, laboratório, exposição de trabalhos feitos por alunos e professores, salas de reforço, sala de recurso, para atender alunos com necessidades especiais
O maior dos problemas a impossibilidade de a Diretoria de Ensino gerir seus próprios recursos financeiros, priorizando a construção de uma escola municipal.
Outro grande problema é a falta de comprometimento de pais que enviam seus filhos na escola para serem EDUCADOS, COMER ou porque são OBRIGADOS não verdadeiramente preocupados com sua aprendizagem.
A falta de maior interação entre família e escola, pois falta de dedicação de alguns pais a vida escolar dos seus filhos não comparece em reuniões de pais, não se preocupam com as faltas, não se preocupam se realmente seus filhos estão aprendendo ou não, não auxiliam na lição de casa e não se importam com o projeto reforço, não atendendo as convocações da escola para que possamos tentar resolver alguns problemas relacionados a seus filhos, ficando a escola muitas vezes de mãos atadas e o não comparecimento de muitas crianças nos atendimentos oferecidos pela equipe multidisciplinar ( fonoaudióloga, psicóloga, psicopedagoga).
4- Quais os pontos positivos da escola?
Professores empenhados, que amam o que fazem, dedicação,colaboração e solidariedade que é visível não só por parte dos educadores, mas também de funcionários sempre dispostos a colaborar para o bem do aluno e da escola em si, com uma equipe comprometida e empenhada em buscar alternativas para melhoria da educação, em constante capacitação.Uma direção que não mede esforços para que a EDUCAÇÃO seja realmente de QUALIDADE, material didático de ótima qualidade além de oferecer os atendimentos psicológicos, fonoaudiológicos e psicopedagógicos. A escola muito dinâmica, gestão democrática e o desenvolvimento de vários projetos,
investimento em profissionais de apoio pedagógico (psicóloga, fonoaudióloga e psicopedagoga) e em professores de educação básica II (arte,inglês e educação física), disponibiliza diversos meios de capacitação dos docentes.
5- Quais são os pontos negativos da Escola?
O ponto negativo é a falta da presença dos pais no ambiente escolar, acredito que até confiem no trabalho que a escola faz, mas muitos não se envolvem delegam a escola toda responsabilidade da educação de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário