quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O campo do currículo no Brasil: os anos noventa

ATFDE- 2
Leitura e elaboração de uma síntese do artigo.
 O campo do currículo no Brasil: os anos noventa.
Antônio Flávio Barbosa Moreira
Suely Margaret Casagrande Bossoni
Escola de Gestores da UFISCAR
Diante da análise do currículo nos anos noventa no
Brasil concluí-se que, as pesquisas, sofreram forte influência
da produção científica estrangeira, principalmente as do
Primeiro Mundo, contribuindo para construção uma
base
teórica rica, mas que ficou muito mais restrita
ao campo da pesquisa, do que com a prática da
sala de aula.
Ficando claro portanto que a grande dificuldade
encontrada, reside justamente na concepção entre a
teoria e a prática, e também no que se refere ao perfil
de cada disciplina.
Isso significa dizer que os pesquisadores estão
muito longe da realidade vivenciada por professores e
alunos em sala de aula, sendo que muitos além de não
conhecerem a realidade nunca pisaram em uma sala
de aula.
Sendo então necessário, pensarmos um
currículo para este milênio,  condizente com a
realidade da salas de aula, no entanto para
que isso aconteça torna-se indispensável a
aproximação das universidades que são os
centros de excelência, em  pesquisas, com as
escolas que são o centro da vivencia e da prática.
Percebemos, no entanto, um movimento que
caminha para essa direção, através dos cursos
oferecidos pelo  MEC,  em parceria com as
Universidades Públicas, que são as principais
referencias de pesquisa em nosso país e portanto
ao nosso entender as mais qualificadas no
desempenho dessa tarefa.
Acreditamos que o Pró gestão tem muito
a contribuir neste sentido levando a discussão
para dentro das escolas, subsidiando-as com
uma base teórica necessária e também
proporcionando a troca de experiência com
muitos gestores, que trazem suas vivencias
angustias e inquietação, momentos estes
propícios para iniciarmos a construção de
um currículo mais próximo da realidade.

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