segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Diagnóstico da Escola EMEF Izidoro Daun

A Democratização do Ensino e o papel do Gestor
No desempenho de suas funções o gestor democrático, deve garantir o trabalho coletivo de sua equipe, articular bem os conselhos escolares, pais e mestres de forma transparente, com impessoalidade, responsabilidade e autonomia. Usar sempre do diálogo na mediação dos conflitos, visando o crescimento dos indivíduos como cidadãos, fazer nascer nos educadores e em toda equipe escolar, o desejo pelo novo, pelas descobertas, pela busca de novos conhecimentos que possam contribuir com o ensino/aprendizagem.
No entanto envolover toda a comunidade na participação do Projeto Político Pedagógico da Escola é tarefa muito dificil, vivemos em uma socidade cada vez mais globalizada na qual as pessoas estão sempre corridas diante dos muitos a fazeres. Percebo que este espaço virtual possa vir a contribuir muito, pois facilita a participação de todos.

Para que possamos ter o diagnóstico de nossa escola peço que todos que tenham acesso a esse blog e conheçam a realidade desta escola responda com toda sinceridade as questões a seguir.

1- Que tipo de educação se aspira para a escola?

2- Que tipo de escola se deseja?

3- Quais são os problemas que a escola apresenta?

4- Quais os pontos positivos da escola?

5- Quais são os pontos negativos da Escola?

24 comentários:

  1. Olá Suely, seu blog está muito bom parabéns!
    http:analuizaeduca.blogspot.com/
    Visite o meu blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. 1- Uma educação que amplie o conhecimento dos alunos;
    2- Uma escola, que atenda a necessidade de todos os alunos, junto com a tecnologia do nosso cotidiano;
    3- Falta de espaço físico;
    4- Os professores são empenhados, e amam o que fazem, (Principalmente minha mãe e minha tia :D);
    5- Sem argumentos :x

    - Gostei muito do blog, mostrando os projetos e eventos realizados na escola :]

    ResponderExcluir
  3. 1-Uma Educação na qual a Escola tenha uma formação que permita a mudança de perspectiva para a vida do aluno,independente de sua base e de sua classe social incluindo assim uma compreensão das relaçoes que se estabelecem no mundo do qual o aluno faz parte.

    2-Uma escola que não mede esforços para garantir a inclusão de seus alunos junto a uma sociedade que futuramente os espera.

    3-Pouco espaço para inovaçoes EX:biblioteca,laboratorio,exposiçoes de trabalhos feitos por alunos e professores.

    4-Os pontos positivos é a dedicação,colaboração e solidariedade que é visivel por parte dos professores educadores e funcionarios sempre dispostos a colaborar para o bem do aluno e da escola em si.

    5-A onde á dedicação e colaboração de todos não a pontos negativos.

    Luzia...

    ResponderExcluir
  4. CLOVIS
    1-Uma Educação focada para desenvolvimento intelectual do aluno, para ter uma visão critica de todas polêmicas que envolva situações nas esfera no cenário mundial,ou seja na Econômia, saúde,Política e a própria Educação,portanto fomar cidadão consciênte de sua ideologia para todas classes sociais.

    ResponderExcluir
  5. 1- Uma educação que possibilite a inclusão do sujeito na sociedade global de forma autônoma e com possibilidades de iguadade.
    2- que garanta acesso e permanência de todos, com ensino de qualidade, com participação democrática da comunidade.
    3-Falta de espaço, físico para implantar sala de informática, bibliotéca, salas de reforço, sala de recurso, para atender alunos com necessidades especiais.
    4- Ponto forte da escola é equipe comprometida e empenhada em buscar alternativas para melhoria da educação, em constante capacitação.
    5- Primeiro que não temos uma escola, usamos um espaço compartilhado com o estado.
    S.M.

    ResponderExcluir
  6. 2-Uma escola de tempo integral voltada para o bem comum de todos os alunos atravez de projetos culturais músicas, danças,canto.

    3-A escola dever reparar as estrura física e adequar-se as normas existente estabelecidas pelo MEC.

    4-Desempenho,qualificação multiciplinar de cada profissional engajado nessa conquista.

    5-Sempre há pontos negativos dever ser corrigidos com um bom planejamentos,desenvoltura e analisado com um todo procurando corrigir as falhas existente e sanando-as.

    ResponderExcluir
  7. JUNIOR da ESCOLA 1- Uma educação que além de trabalhar com a bagagem que a criança traz de casa, faça com que os pais participe e vivencie a escola com seus filhos, nos bons e maus momentos.uma educação onde resgate o respeito pelo pai e mãe, pelos mais velhos enfim pelo ser humano!
    que o professor tenha o objetivo somente de ensinar e compartilhar conhecimento.
    2-Uma ESCOLA realmente na concepção da palavra, onde professor tenha somente o papel de passar conhecimento e aluno de compartilhar conhecimento e aprender, com um minimo de educação e respeito.Um local onde atenda as necessidades para que facilite o aprendizado:- um adequado espaço fisico, um bom material didático, professores devidamente capacitados e alunos interessados.
    3- o maior problema é a falta de comprometimento de pais que enviam seus filhos na escola para serem EDUCADOS,COMER ou porque são OBRIGADOS não para APRENDER.
    4- APESAR de tudo os PROFESSORES AMAM oque fazem e se esforçam de toda maneira para passarem conhecimento para os alunos,os funcionários dão o máximo para que tudo corra bem e os alunos só se preocupem em estudar, sem falar na direção que não mede esforços para que a EDUCAÇÃO seja realmente de QUALIDADE.
    5- Falta de espaço fisico adequado,e maior suporte financeiro por parte da prefeitura.

    ResponderExcluir
  8. 1-) Uma escola que permita desenvolver as potencialidades do ser humano, com intuito de proporcionar aos alunos um aprimoramento intelectual para lidar com situções de seu cotidiano, oferecendo uma perspectiva de um futuro melhor. A educação deve ser fundamentada com bases sólidas no respeito e na afetividade, tendo assim, compromisso com a cidadania democrática.
    2-)Uma escola em que cada um se sinta comprometido com a educação. Onde a comunidade, funcionáros da educação e alunos se sintam mobilizados para o aprimoramento do processo educacional.
    credito que estamos no caminho certo.
    3-)Melhora do espaço físico para o desenvolvimento de atividades voltadas ao ensino. E uma maior interação entre família e escola.
    4-)O ponto forte é a busca constante por melhoras no ensino, através do comprometimento de funcionários, corpo docente, direção e do empenho de algumas famílias e alunos para com a educação de qualidade.
    5-) É a indisciplina de alguns alunos. Acredito que os pais destes devam ajudar no resgate ao respeito e aos princípios de cidadania de seus filhos.
    Gostaria de afirmar que temos excelentes alunos,e que neles observo o comprometimento famíliar com a educação.

    ResponderExcluir
  9. JAN : -

    1- Uma educação voltada para atender as necessidades dos alunos, ampliar conhecimentos, incentivar e melhorar a alto estima.
    2- Uma escola com prédio próprio, com espaço, para que os alunos fiquem tempo integral na escola.
    3- Falta de dedicação de alguns pais a vida escolar dos seus filhos. Alguns pais não comparecem em reuniões de pais, não se preocupam com as faltas, não se preocupam se realmente seus filhos estão aprendendo ou não, não auxiliam na lição de casa e não se importam com o projeto reforço.
    4- Professores buscando conhecimentos, funcionários competentes e troca de experiencia entre os profissionais. Uma diretora Guerreira
    " Vai a luta e sempre vence, muitos temem isso mas eu, admiro" ...
    5- Falta de espaço físico.

    ResponderExcluir
  10. Cristiane disse:

    1- Uma educação que propicie oportunidades iguais de desenvolvimento, observando e respeitando as necessidades individuais e que tenha um planejamento adequado que permita que cada um progrida no seu rítimo.
    2- Uma escola que ensine a lidar com as diferenças e incentive o respeito a diversidadede cada indivíduo.
    3- Acredito que a falta de comprometimento por parte de alguns pais em estarem atendendo as convocações da escola para que possamos tentar resolver alguns problemas relacionados a seus filhos, ficando a escola muitas vezes de mãos atadas e o não comparecimento de muitas crianças nos atendimentos oferecidos pela equipe multidisciplinar.
    4- Uma equipe escolar comprometida com a qualidade do ensino, material didático de ótima qualidade além de oferecer os atendimentos psicológicos, fonoaudiológicos e psicopedagógicos.
    5- A falta de espaço físico para que a escola possa diversificar melhor as atividades de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  11. 1- Uma Educação que tenha como objetivo a aprendizagem dos alunos, ampliando seus conhecimentos na tentativa de transformá-los em cidadãos dignos para mundo em que vivemos.
    2- Uma Escola que ofereça condições dignas para nossos alunos independente de raça, cor ou classe social.
    3- Um espaço físico mais amplo para que possamos melhor oferecer tais condições aos alunos ditas no item acima.
    4- Uma equipe unida que luta junta pelos mesmos objetivos, apoio da direção e vice-direção na questão disciplinar, materiais para o desenvolvimento das atividades e também os funcionários que estão sempre prontos para nos apoiar.
    5- Indisciplina, falta de compromisso por parte de alguns alunos e alguns pais, espaço físico pouco adequado, pontos negativos esses que a equipe tenta de certa forma buscar parâmetros para tentar resolvê-los.

    ResponderExcluir
  12. ESTOU ADORANDO FAZER PARTE DESTA EQUIPE.
    CONTEM COMIGO SEMPRE....

    ResponderExcluir
  13. Mara:-

    1- Uma educação voltada para a realidade de cada individuo. Um projeto politico pedagógico bem desenvolvido.
    2- Uma escola ampla com vários projetos voltados aos vários tipos de habilidades.
    3- Falta de espaço físico, e falta de interesse de alguns.
    4- O interesse de alguns de lutar por algo melhor.
    5- Acho que todos tentamos fazer o melhor, os pontos negativos então é quando não tentamos e só criticamos.

    ResponderExcluir
  14. 1- Que seja uma Educação para todos sem exclusão, que os direitos dos cidadãos se façam valer.
    2-Deseja-se uma escola ampla, com espaços diversificados, para cada equipe de trabalho desnvolver muito bem o seu o seu projeto educacional.
    3-Os broblemas apresentados são: falta de epaço físico e autonomia para definir alguns horários de recreio.
    4-Que a equipe educacional supera através de seus esforfos, as dificuldades apresentadas denvolvendo um trabalho de qualidade.
    5-Os pontos negativos: alguns membros da comunidade escolar não se comprometem com os deveres que a Lei exige, deixando de enviar seu filho à escola em horários deteminados.
    Solange.

    ResponderExcluir
  15. 1-Uma educação onde haja a permanência,e aprendizado com qualidade.
    Uma escola onde sempre que precise a comunidade e pais participem !!!.
    Uma escola onde a criança adquira informações,conhecimento para aprender a ler e escrever.

    2-Uma escola que todos participem,não porque é obrigado, mas sim porque entendem que a mesma é necessária para sua educação pessoal e profissional.

    3-Alguns pais descompromissados com a educação de seus filhos .
    Falta de espaço fisico.

    4-A escola é muito dînâmica ,com gestão democratica onde há ;
    Apostilamento NAME,Professores Educação Fisica,Educação Artistica,inglês e equipe multidiciplinar:Fonoaudiologa,Psicólogo,Psicopedagoga...
    Festa julina .
    Projeto conhecendo São Paulo(outubro de 2010), excursão para professores e funcionários a São Paulo.
    Trabalhar as diferenças para a igualdade:(agosto de 2011) foram ao museu Afro Brasil-São Paulo, com as 4ªséries.
    Visita ao Zoológico Bauru,(agosto de 2011) alunos do 2º e 3ºano.

    5-Prédio compartilhado com o Estado.
    Falta de espaço fisico para biblioteca sala de reforço,sala de recurso ,sala de informatica.

    "FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA".
    CORA CORALINA.

    ResponderExcluir
  16. 1- Acredito que seje uma educação preocupada em atingir o interesse do aluno e dispertar a vontade de aprender.
    2- Aquela em que todos demonstrem compromisso professor, aluno e família.
    3- Hoje a escola busca sanar as dificuldades de diversas maneiras como: tendo reforço de português e matemática, disponibilização de um grupo de apoio contendo fonoaudióloga, psicóloga e psicopedagoga para o auxilio de professores e alunos e por fim a maior parte dos professores fazem especialização em psicopedagogia.
    5- O ponto negativo é a falta da presença dos pais no ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  17. Renata Roza disse...

    1 – Uma educação de qualidade, onde se valoriza o aluno, objetivando o preparo para um futuro com valores sustentados nos âmbitos da justiça, igualdade, solidariedade e respeito ao meio em que está inserido.

    2 – Profissionais qualificados e preparados, em um ambiente adequado com instalações apropriadas, com o engajamento de todos: pais, alunos, profissionais da área, a sociedade e o poder público.

    3 – Infra-estrutura deficiente, sem espaço para atividades extra curriculares, biblioteca, sala de informática, entre outros.

    4 – Uma gestão pro ativa, focada na excelência da boa pratica educacional e apoiada pelo poder público municipal, implantação de um sistema de ensino de qualidade, investimento em profissionais de apoio pedagógico (psicóloga, fonoaudióloga e psicopedagoga) e em professores de educação básica II (arte,inglês e educação física), disponibiliza diversos meios de capacitação dos docentes.

    5 – Falta de participação dos pais no desenvolvimento educacional de seus filhos; ambiência prejudicada devido à localização conjunta das atividades: da direção, secretaria escolar, sala de professores e diretoria municipal de ensino; inexistência de estrutura física adequada, contemplando as instalações necessárias para a execução das atividades desenvolvidas numa instituição de ensino.

    ResponderExcluir
  18. 1 - Uma educação de qualidade e que prepare o aluno para a vida: trabalho, desnvolvimento intelectual.
    2 - Uma escola que consiga a educação desejada, assim a escola deve ser um ambiente agradavel, adequado a faixa etaria em questão. Deve ter material e recursos disponibilizados aso alunos e professores.
    3 - A escola apresenta varios problemas. O principal é o funcionamento em conjunto com alunos de 5ª série em diante. Não há um predio proprio para a escola municipal, e em consequencia tambem não ha condiçoes para atender outras necessidades citadas.
    4 - A escola possui pontos como corpo docente capacitado, cursos de capacitação, material didático proprio para, trabalhar com os alunos (apostilamento COC), Contato direto com os familiares dos alunos bom relacionameto com a comunidade.
    5 - Idem a 3

    ResponderExcluir
  19. Juliana Cremoneze

    1 Uma educação de qualidade que prepare o aluno para enfrentar o mundo real com muita disciplina
    2 Que tenha qualidade de ensino e respeite os direitos do aluno mas que também cobre os deveres dos mesmos e também dos pais e responsaveis.
    3 A falta de espaço que impede o funcionamento de outras atividades.
    4 Os profesores são capacitados o sistema de ensino é muito bom a merenda também é ótima.
    5 A falta de interesse dos pais que alem de não colaborarem com a escola ainda atrapalham o bom andamento com criticas destrutivas.

    ResponderExcluir
  20. 1 - Uma educação comprometida com o futuro de nossos filhos.
    2 - Um escola que trate os alunos com equidade e sem tratamento desigual.
    3 - Eu entendo com sendo o maior dos problemas a impossibilidade de a Diretoria de Ensino gerir seus proprios recursos financeiros,priorizando a construção de uma escola municipal,já que pelo que me parece a falta de espaço fisico é o grande vilão que impede melhoras na educação do nosso Municipio, até quando vamos ter que apontar este como sendo impedimento para oferecimento de tantas melhoras para os alunos.
    4 - Como ponto positivo temos um sistema de ensino do mesmo nivel de escola privada, alguns professores que além da qualificação profissional exigida, somam o amor a profissão e a seriedade com que desempenham seu trabalho. A Direção Escolar sendo feita com muita seriedade, alguns funcionarios realmente comprometidos com o bom andamento dos trabalhos meio da escola.E também não posso deixar de comentar sobre os profissionais de apoio que sem duvida vieram para somar.
    5 - A desigualdade. A indisciplina de alunos. A ausencia dos pais na vida escolar dos filhos. A má qualidade de alguns alimentos como por exemplo a carne atualmente fornecida.

    Parabéns Margaret,

    ResponderExcluir
  21. 1-Uma educação centrada em conhecimentos inovadores,propiciando oportunidades a todos,respeitando a individualidade de cada um.

    2-Uma escola que prepara seus alunos,oferecendo lhes oportunidade e ampliando seus conhecimentos,para enfrentar a evolução do seculo,tornando-os capazes de crescerem e tornar-se individuos bem sucedidos na vida.

    3-Um dos maiores problemas é a falta de acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos,e a indisciplina que muitas vezes gera confusoçes.


    4-A escola é muito bem organizada, com Direção ,Professores e funcionarios trabalhando em prol dos alunos.

    5-Falta de espaço fisico adequado.

    LUCILENA ABIB GRANDIZOLI

    ResponderExcluir
  22. 1-Uma educação com qualidade, confiança, respeito e união.

    2-Alegre, dinâmica.

    3-Espaço, liberdade.

    4-A dedicação de todos.

    5-Participação dos pais na vida escolar de seus filhos.

    Parabéns pelo blog, adorei. Abraços.

    Maria Eliane G. C. Cabrini

    ResponderExcluir
  23. 1-Para que tenhamos o tão almejado sucesso educacional, devemos visar à formação do indivíduo como um todo, dando-lhe subsídios para que se torne um cidadão capaz de fazer suas próprias escolhas, comprometendo-se com uma vida social mais solidária e digna, sabendo respeitar as regras impostas pela sociedade e sabendo fazer valer seus direitos.

    2-É imprescindível oferecer uma educação de qualidade realizada de forma competente, profissional e plena, proporcionando ao educando melhores possibilidades de êxito em sua vida.

    3-Diria que o espaço físico é um dos problemas que enfrentamos, mas procuramos manter certa organização e disciplina para que nosso objetivo não seja prejudicado. O que é preocupante é a falta de desempenho por parte de alguns pais no acompanhamento da aprendizagem de seus filhos.

    4-Contamos com o auxílio dos funcionários, com a colaboração de alguns pais sempre que são solicitados e com um corpo administrativo /docente dinâmicos que não medem esforços em busca da melhoria da qualidade do ensino em nosso município.

    5-Falta de participação dos pais e incentivo aos filhos.

    LUCIA HELENA ROZA MIRANDA

    ResponderExcluir
  24. TEREZINHA - PARABENS PELO BLOG ESTOU ADORANDO TURMA. ABRAÇOS.
    1) É na escola que as crianças, principalmente as que não têm convívio com outras, aprendem a ceder, emprestar, negociar, esperar, cooperar... Habilidades que normalmente não se desenvolvem no espaço doméstico. A Educação por sua vez, é de suma importância para a entrada da criança na cultura. Na Escola a Educação deve ampliar os conhecimentos e prepará-los para o desenvolvimento intelectual.
    2) Uma Escola prática e que todo o grupo escolar esteja envolvido nos mesmos projetos pedagógico.
    3) Atualmente, são dois grandes problemas: a falta de espaço físico; falta da responsabilidade e participação dos pais na vida escolar dos filhos.
    4) Uma bela equipe comprometida e empenhada com a qualidade do Ensino, material didático apostilado NAME, grupo docente capacitado de educação básica I (do Pré ao 5º Ano) e II (Arte, Ed. Física, Inglês) cursos de capacitação, ótima comida no recreio.
    5) Resumindo o principal ponto negativo é a falta de participação e responsabilidade dos pais na vida escolar dos filhos: a indisciplina dos alunos.

    TEREZINHA SILVA

    ResponderExcluir