PROJETO
Viagem Histórica e Cultural as Cidades Históricas de Ouro Preto, Mariana e Congonhas do Campo em Minas Gerais , 2011.
Objetivos
O projeto cidades históricas de Ouro Preto, Mariana e Congonhas do Campo, o estudo de campo tem como objetivo propiciar aos professores e servidores da educação municipal de Lupércio e Distrito de Santa Terezinha, momentos que possam reforçar os quatro alicerces da educação que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Além de romper com um modelo ultrapassado de ensinar possibilitando uma maior interação entre equipe escolar o que torna co-responsáveis no processo de aprendizagem.
Ao propiciar aos educadores uma nova abordagem dos conteúdos programáticos pretende-se dar mais vida ao processo de ensino-aprendizagem, garantindo assim momentos riquíssimos de construção do conhecimento, pois dessa forma os professores e demais funcionários da educação, possam se perceber como sujeitos participantes da construção do conhecimento.
Através deste projeto , esperamos propiciar a equipe escolar, momentos em que possam desenvolver atividades que contribuam para o enriquecimento de sua formação pessoal, cultural e profissional. Que possam valorizar e respeitar as diferenças entre os povos, compreendendo que nossa cultura é resultado da mistura das diferentes culturas que de uma forma ou de outra ajudaram a construir nosso país.
Através da análise das histórias de vida e contextualização histórica dos fatos, transformá-las em instrumentos vivos e capazes de possibilitar uma série de reflexão e aquisição do conhecimento histórico-geográfico, artístico e literário que ajudarão aos professores a ensinarem mais e melhor a realidade brasileira do século XVII e XVIII possibilitando assim maior entendimento da realidade atual brasileira e do mundo contemporâneo.
Ao buscar o desenvolvimento de competências básicas, isso é a capacidade de abstração do desenvolvimento do pensamento sistêmico, da criatividade, da curiosidade, da capacidade de pensar várias alternativas para a solução de um problema, capacidade de trabalhar em equipe, do desenvolvimento do pensamento crítico, do saber comunicar-se, da capacidade de buscar conhecimento para o exercício da cidadania e para o desempenho de atividades profissionais.
Para que possamos desenvolver tais competências é necessário romper um modelo de escola onde se pretende formar por imposição e modelos pré-determinados, onde se pretende manter posturas tradicionais, que não se justifica mais, através da memorização ou da fragmentação do conhecimento, pois estão sendo superados ou seu acesso é facilitado pelas novas tecnologias.
Justificativa
Descrição do que motivou elaborar este projeto: O baixo rendimento dos alunos no SARESP e no IDEB; buscou-se atender o interesse dos professores; que sentem a necessidade de aprofundar os conhecimentos e vivenciar novas experiências em loco, pois a memória histórica permanece preservada e viva o que possibilita maior motivação da equipe escolar.
Os Educadores e servidores da educação do Município de Lupércio e do Distrito de Santa Terezinha SP, são em sua maioria filhos de trabalhadores locais que estudaram nas faculdades da região, portanto tiveram poucas possibilidades de conhecer lugares históricos de grande importância no cenário nacional e mundial.
Diante de um horizonte tão pequeno e que lhes concede poucas oportunidades de enriquecimento curricular e até mesmo de vida, cabe a nós da equipe Gestora propiciar novas oportunidades para que possam ampliar os seus horizontes, contribuindo assim para que os educadores mais motivados possam proporcionar aos alunos novas possibilidades que contribuam para maior desempenho nas avaliações do SARESP e do IDEB, visando também a melhoria nos índices internos da escola.
Indo contra mão do que pensa o Estado que há 16 anos acaba com a educação e a cada ano que passa a deixa cada vez pior, Direção da EMEF EMEI E Creches do municipio de Lupércio procura capacitar e melhorar o conhecimento dos educadores! fazendo isso com capacitações, treinamentos e até mesmo viagens de campo, como essa para Minas Gerais uma das primeiras capitais do Pais, uma região riquissima no que se diz respeito a história do Brasil. e ao contrário do que muitos pensam Ouro Preto foi um Projeto muito bem sucedido, não apenas um passeio. Parabéns Direção !
ResponderExcluir