Projeto: Educando Pelas Diferenças Para Igualdade
Diretoria De Ensino De Lupércio- Sp
Com Professores E Funcionários Das Escolas:
Emef Izidoro Daun – Lupércio S.P.
Emef José Aparecido Da Conceição- Distrito De Santa Terezinha
Emei Professora Maria Zulmira Cação Pereira – Lupércio
Mei Creche Maria Vechio Mazeti
Objetivo Geral:
Ensinar a História e cultura da África trata-se de uma questão Curricular conforme consta na Lei nº 10.639 que altera o Art 1º da Lei nº 9.394, tornando obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro- Brasileira, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio oficiais e particulares.
De acordo com o Art 26 em seu § 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras
Este estudo tem como objetivo principal, buscar o conhecimento para poder mudar atitudes, posturas e valores e assim integrar todos os cidadãos respeitando à pluralidade étnico-racial, reconhecendo que História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, são componentes fundamentais que influenciaram na formação da cultura nacional e contribuíram de forma significativa na construção social, econômica e política do Brasil. .
Analisando a sociedade brasileira através dos dados do MEC, quanto aos aspectos da população afro-descendentes, o Brasil tem um grande destaque pois ocupa o 2º lugar, perdendo apenas para a Nigéria, com 47% deste contingente populacional. No entanto podemos então perceber que grande parte do nosso povo tem suas origens africanas.
. . O calendário escolar inclui o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’, como um momento de reflexão e de reconhecimento do trabalho e da contribuição histórica e cultural na formação da nação brasileira.
Objetivos Específicos:
O fato de o estudo tornar-se obrigatório não garante que na pratica seja aplicada em conformidade com a legislação vigente, em virtude da falta de formação dos profissionais da educação com relação a temática em questão, poder proporcionar momentos que favoreçam o aprofundamento dos conhecimentos como a Visita e Estudo de Campo no Museu Afro-Brasileiro em São Paulo, será muito enriquecedor tanto para os alunos como para os professores e comunidade em geral .
Tendo como objetivo de desenvolver ações pedagógicas educativas que favoreçam no combate ao racismo e toda forma de discriminação, contribuindo desta forma para uma mudança interior nas pessoas através de:
• Fazer com que Professores e funcionários reconheça, respeitem e valorizem a cultura afro-brasileira e africana como parte de nossa cultura;
• Fazer com que alunos e comunidade escolar percebam a crueldade que é a discriminação;
• Fazer com que a comunidade escolar reconheça respeitem e valorizem as diferenças étnicas culturais;
• Levar os alunos os alunos a reconhecerem e compreender a cultura afro-brasileira e africana, como parte de nossa cultura;
• Fazer com que alunos negros e suas famílias sintam sua cultura valorizada para que tenham orgulho de suas origens e sintam-se inseridos no espaço verdadeiramente democrático que é a escola;
• Levar os alunos e a comunidade escolar reconhecer a contribuição de artistas, escritores e poetas negros na produção cultural do país;
• Fazer com que alunos e comunidade escolar reconheçam e respeitem a riqueza da diversidade cultural que há em nosso país.
. .
Analisando a sociedade brasileira através dos dados do MEC, quanto aos aspectos da população afro-descendentes, o Brasil tem um grande destaque pois ocupa o 2º lugar, perdendo apenas para a Nigéria, com 47% deste contingente populacional. No entanto podemos então perceber que grande parte do nosso povo tem suas origens africanas.
. . O calendário escolar inclui o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’, como um momento de reflexão e de reconhecimento do trabalho e da contribuição histórica e cultural na formação da nação brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário