Suely Margaret Casagrande Bossoni
As conquistas trazidas pela democracia são muito importantes para o exercício da cidadania, neste sentido a educação desempenha um papel de fundamental importância, sendo necessária a abertura das escolas para participação dos pais, comunidade e equipe escolar, para que juntos possam contribuir na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Neste contexto de cidadania e participação democrática a atuação dos Conselhos Escolares é fundamental, uma vez que são representados por diretores, professores, funcionários pais, alunos e comunidade, com o intuito de construir o Projeto Político Pedagógico (PPP) e de acompanhar sua execução, tendo em vista à função social da escola que é formar indivíduos de espírito solidário, crítico, ético e participativo, garantindo ensino de qualidade a todos e a transmissão dos conhecimentos que foram historicamente acumulados e sistematizados pela humanidade (PNFCE).
Entende-se que a escola é o espaço que tem por objetivo a formação dos seres humanos e de socialização do saber sistematizado, neste processo educativo é fundamental a participação de todos os envolvidos com o objetivo de planejar a aplicação dos recursos e também elencar medidas necessárias para arrecadação de novas verbas.
A EMEF Izidoro Daun possui um Conselho de Escola, porém não muito atuante, teremos que avançar muito para que sua participação seja de fato democrática, uma vez que o mesmo se reúne apenas quando a direção os convoca e nunca por iniciativa própria de seus representantes.
Nas reuniões de Conselho percebe-se que seus representantes delegam a equipe escolar suas principais atribuições, sente-se a falta de comprometimento de seus membros, seja pelo fato de confiam no trabalho da equipe ou por falta de tempo que muitos alegam e até mesmo por falta de conhecimento quanto à importância desse órgão na promoção da cidadania garantindo o acesso e a qualidade de ensino a todos.
O Conselho de Escola é composto, por professore, funcionários, pais, comunidade e direção respeitando suas proporcionalidades na questão da representatividade, as reuniões acontecem cerca de duas vezes no ano por convocação da direção para que sejam atendidas algumas exigências legais e a pauta é realizada pela direção com a equipe de professores e funcionários.
Nas reuniões de Conselho são discutidas as questões relacionadas ao PPP e também as de ordem administrativas como aprovação do calendário escolar entre outras, questões referente às verbas do PDDE e de recursos próprio, percebe-se que a comunidade não tem iniciativa na promoção do debate, portanto fica com escola a responsabilidade de promover o debate levantar as questões e pedir opiniões e sugestões.
Os conselheiros vinham sendo indicados pela equipe escolar que visava à disponibilidade de tempo de seus membros, para que possam atender as convocações e solicitações da escola, na verdade nunca houve uma eleição para essa categoria em nossa cidade, no entanto com a necessidade de renovar seus membros devido o prazo de validade a direção juntamente com a equipe escolar estaremos viabilizando uma eleição para compor os membros do Conselho a ser realizada no mês de abril de 2012.
Após analisar a participação dos pais, professores, funcionários e comunidade, percebemos que o principal problema que temos que enfrentar é a falta de comprometimento dos pais com o ensino oferecido aos seus filhos, e também a falta de incentivo dos mesmo no processo Ensino aprendizagem.
Sabemos que o corre-corre do dia-a-dia dificulta muitas vezes maior participação dos pais e responsáveis, por isso buscamos fazer a seguinte pesquisa através do blogg, enviando bilhetes a todos os pais para entrarem e responderem as questões solicitadas, temos por volta de 190 pais se analisarmos que somente dois responderam, fica evidente que estão delegando todas as responsabilidades da educação para equipe escolar.
Entendemos que a participação da comunidade de forma democrática é o caminho que temos que buscar, para garantir o ensino democrático de qualidade, no entanto percebemos que temos um longo caminho a percorrer, mobilizar pais e comunidade não é tarefa fácil, nem simples, já que este é um processo histórico que necessita ser construído.
Neste sentido a escola tem avançado, pois muitos aspectos são levados e discutidos com pais professores e funcionários em reuniões de pais e mestres, nas quais a direção juntamente com a equipe escolar tem procurado conscientizar sobre a importância da participação na escola e na vida escolar dos filhos.
Com a necessidade de renovar os membros do Conselho de Escola, a direção realizou uma reunião entre mais professores e funcionários no inicio do ano de 2012 na qual a direção esclareceu a necessidade de renovação dos membros e a importância da participação dos pais nesse processo e em seguida foi levantado com os presentes quais gostariam de participar tanto do Conselho de Escola como da Associação de Pais e Mestres (APM).
Porém o resultado desse levantamento não foi tão satisfatório tivemos apenas onze pais que se disponibilizaram a dar sua contribuição no Conselho e na APM, com essa quantidade de inscrições não será possível fazer uma eleição, mas garante a participação de forma democrática.
Este ano de 2012 a escola iniciou um projeto com pais de alunos que visa maior interação entre pais, professores e alunos, no intuito de melhorar o dialogo entre as partes assim como auxiliar os pais quanto às tarefas e o estudo.
Acreditamos que esse conjunto de medidas possibilitara maior entendimento do papel dos pais e da comunidade na gestão escolar o que contribuirá para uma participação mais consciente e democrática.
E para que essa democracia aconteça com mais eficácia é essencial a participaação dos pais na escola onde seu filho estuda! sem falar que pai que zela e se preocupa com seu filho participa de todas as ações da escola, pois só assim poderá reclamar ou opinar naquilo que acontece na escola.
ResponderExcluirE com isso contribuir para que a escola de seu filho se torne cada vez melhor.
"Então Pais, Participem"!