Dados do Município de Lupércio e da EMEF Izidoro Daun
Lupércio, localiza-se no centro oeste do estado de São Paulo a 35 Km de Marília, conta com uma população de 4 102 habitantes, sendo 3.692 na zona urbana e 410 moradores da zona rural.
Localizada no corredor da fome do Estado de São Paulo, tem como principal atividade econômica a agropecuária, com destaque na cafeicultura que vem sofrendo a decadência e o declínio nas últimas décadas.
O principal centro de cultura é a Escola que promove excursões, apresentações, danças, teatro, Festa Julina e desfile de 7 de setembro, em parceria com a Secretaria da Cultura, show no aniversário da cidade e não com freqüência Festa do Peão.
Outras atividades culturais são promovidas pela Igreja Católica com tradicionais festas com quermesses, shows e leilão de gado.
Também pela Secretaria da Cultura e Esporte são realizados campeonatos de futebol, escolinha de futebol, futsal e voleibol.
O IDH do município é de 0,74, e o IDEB vem crescendo gradualmente desde
2005, com o índice de 3,8, em 2 007 - 4,2 e em 2 009 - 4,7, mas com relação a escola na qual atuo como diretora desde 2 008, encontrei uma situação bastante crítica apresentando os seguintes resultados do IDEB: 2 005 – 5,6; 2 007 – 4,1; 2009- 5,0. Para conseguir melhorar o índice de 4,1 para 5,0 a equipe escolar realizou o PDE- Escola, levantando os principais problemas e traçando metas para solucioná-los.
O prefeito da cidade é o Sr. João Ferreira Júnior (PSDB) e a Dirigente Municipal é a Sra. Maria de Fátima Vieira Grandizoli Moura (sem partido político), mas indicada pelo PT.
Os projetos que vem sendo executados no campo da educação são: o PDE – Escola em 2009, com o intuito de melhorar o IDEB da escola, atualização do Estatuto do Magistério em 2 010, já aprovado, Elaboração do Plano PAR do município e o LSE- Levantamento da Situação Escolar, parceria com o NAME- Núcleo de Apoio a Municipalização do Ensino- (COC), capacitação de professores em parceria com a Faculdade Paulista, com bolsas de estudo – Psicopedagogia, Pró-Letramento em parceria com o MEC, Escola de Gestores e Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação em parceria UFSCar e o Mec. Também, semanalmente vídeo-conferência com o Name..
Com relação aos Conselhos Municipais de Educação a maior dificuldade está na conscientização da população em participar dos diversos conselhos e também de reuniões esporádicas. Esses conselhos são formados por professores, direção, sociedade civil, pais de alunos e representantes de conselhos municipais.
O acompanhamento e o controle da gestão orçamentária são feito através do Conselho do FUNDEB, Setor Administrativo da Prefeitura, Câmara Municipal e Tribunal de Contas.
Os recursos do FUNDEB são utilizados na manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e pelo menos 60% do valor deve ser usado para remunerar os profissionais do magistério. No nosso município, no ano de 2010 esse valor chegou a 64,20%. O mesmo foi utilizado em remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente, uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino, aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar, etc.
O acompanhamento e o controle do FUNDEB são feito bimestralmente, através de reuniões com a participação do Conselho do FUNDEB são apresentados os gastos, as notas de comprovantes e todos tomam ciência.
A escola foi criada em fase do processo de municipalização do ensino no ano de 2002, está localizada no centro de Lupércio, em seu entorno encontra-se comércio, prédios públicos, residências de classe média e também casas populares, atende o ensino fundamental com média de 180 alunos, distribuídos em 9 salas perfazendo em média 20 alunos por sala. O espaço disponibilizado para o município não atende a demanda da escola, uma vez que não temos prédio próprio, usamos o prédio compartilhado com o estado.
A Secretaria Estadual de Educação através da Diretoria Regional de Ensino de Marília, nos disponibiliza um corredor com 5 salas das quais 4 funcionam como salas de aula e 1 como secretaria da escola. Não temos espaço suficiente para implantar sala de reforço (o mesmo é realizado em duplas com o professor no corredor), não temos laboratório de informática, sala de recurso, os alunos que necessitam de atendimento em sala de recurso são atendidos em outra escola no município de Marília, a escola não tem espaço para funcionamento de biblioteca (os livros ficam em armário no corredor das salas de aula e quando o professor vai utilizá-los retira o material e faz a leitura em sala de aula ou empresta para o aluno levar para casa).
A seleção dos diferentes membros que atuam na educação é feita na maioria dos casos através de concurso público de provas e títulos, são realizados concurso, para Direção de Escola, Coordenador Pedagógico, Professores e demais funcionários da educação, o Dirigente de Ensino e os assistentes de Direção são nomeado pelo prefeito, os professores substituto são classificados em processo seletivo por prazo determinado, são também utilizados estagiários de magistério de empresa terceirizada para atuarem como auxiliares infantis nas salas de aula de maternal.
Diagnóstico da Unidade Escolar EMEF Izidoro Daun
A comunidade escolar, pais e sociedade aspiram uma educação que amplie os conhecimentos dos alunos, proporciondo mudanças de perspectivas que sejam capaz de incluir o sujeito na sociedade global de forma autônoma e responsável com condições de igualdade, garanta a permanência e a qualidade ensino, com uma boa equipe de educadores fundamentados nos valores de respeito, afetividade, justiça, solidariedade comprometidos com a cidadania democrática, capaz de mobilizar e envolver os pais, na Consolidação de suas metas. Uma educação que valorize o conhecimento prévio dos alunos, seus ritmos de aprendizagem e suas necessidades individuais, que garanta formação global do cidadão, como sujeito construtor da sua história e da história da sociedade de forma atuante e crítica, comprometida com o futuro dos alunos preparando-os para vida e para o trabalho.
Que a Escola possa atender as necessidades de todos os alunos, junto com a tecnologia do nosso cotidiano, garantindo o acesso e a permanência de todos, com ensino de qualidade e com participação democrática da comunidade, que tenha professores devidamente capacitados e alunos interessados. Uma escola em que cada um se sinta comprometido com a educação, comunidade, funcionários, alunos e pais se sintam mobilizados para o aprimoramento do processo educacional, que ensine a lidar com as diferenças e incentive o respeito à diversidade. Uma escola com prédio próprio, com espaço, para que sejam proporcionados os alunos uma escola de tempo integral com vários projetos voltados aos vários tipos de habilidades. Uma escola alegre e dinâmica, que todos participem, não por obrigação, mas sim porque entendem que a mesma é necessária para a educação pessoal e profissional.
Oferecendo condições para que haja o respeito mútuo entre todos no ambiente escolar, oferecendo educação de qualidade, garantindo a inclusão de todos os alunos e implantando salas de recursos, para atender alunos com necessidades especiais.
Após analisar a participação dos pais, professores, funcionários e comunidade, percebemos que o principal problema que temos que enfrentar é a falta de comprometimento dos pais com o ensino oferecido aos seus filhos, e também a falta de incentivo dos mesmo no processo Ensino aprendizagem.
Sabemos que o corre- corre do dia-a-dia dificulta muitas vezes maior participação dos pais e responsáveis, por isso buscamos fazer a seguinte pesquisa através do blogg, enviando bilhetes a todos os pais para entrarem e responderem as questões solicitadas, temos por volta de 190 pais se analisarmos que somente dois responderam, fica evidente que estão delegando todas as responsabilidades da educação para equipe escolar.
Entendemos que a participação da comunidade de forma democrática é o caminho que temos que buscar, para garantir o ensino democrático de qualidade, no entanto percebemos que temos um longo caminho a percorrer, mobilizar pais e comunidade não é tarefa fácil, nem simples, já que este é um processo histórico que necessita ser construído.
Se os país perceberem que sua participação pode sim fazer a diferença na qualidade do ensino e nos investimentos em educação, com certeza a equipe escolar não estaria enfrentando problemas como a falta de uma escola municipal e consequentemente a falta de espaço físico para desenvolvimento de projetos fundamentais e indispensáveis para formação do cidadão.
Objetivos:
Existem portanto alguns aspectos na escola que necessitam prioridade por parte da equipe escolar e da comunidade, para que juntos possamos atingir os objetivos pretendidos:
1- Adequar o espaço físico, já que no diagnóstico foi apontado como o principal problema enfrentado pela equipe escolar
2- Construir espaços que possam abrigar uma biblioteca, um laboratório de informática, mais salas de aula para que possamos implantar salas de reforço e de recursos, assim como também garantir que o Ensino fundamental ciclo I seja oferecido em um mesmo espaço.
3- Outra grande meta é separar o espaço físico hoje utilizado de forma compartilhada com estado, misturando várias faixas etárias, crianças a partir dos 6 anos de idade com jovens e adolescentes de até 18 anos de idade em um mesmo prédio e no mesmo período, causando problemas de relacionamento e convivência entre alunos devido a grande diferença de idade existente entre eles.
4- Buscar meios junto ao poder executivo no intuito dar autonomia a Diretoria de Ensino para que junto das equipes escolares possa gerir os recursos destinados a educação.
5- Oferecer capacitação em serviço através dos HTPCs e incentivar professores e equipe escolar na busca da capacitação permanente;
6- Proporcionar à melhoria da qualidade de ensino e consequentemente a melhoria gradativa dos índices de avaliação externa e interna.
7- Promover maior integração entre a equipe de professores com a equipe multidisciplinar ( Fonoaudióloga, psicóloga e psicopedagoga), no intuito de garantir a aprendizagem de todos os alunos.
8- Buscar meios que favoreçam a maior participação dos pais, envolvendo-os de forma democrática, nas tomadas de decisões e no acompanhamento da vida escolar de seus filhos.
9- Construir de forma democrática e coletiva regras disciplinares, para melhor controle disciplinar, evitando desperdício de tempo com brigas entre alunos e falta de respeito mutuo no ambiente escolar;
10- Fortalecer o trabalho de equipe no ambiente escolar, para que todos os envolvidos se sintam valorizados e comprometidos nos mesmos objetivos;
11- Oferecer professor de música a todos os alunos do Ensino Fundamental.
Ao buscar combater os pontos fracos da escola não podemos nos esquecer de dar continuidade naquilo que foi considerado por toda equipe como pontos fortes da escola:
1- Manter equipe Professores empenhados, realizando seu trabalho com carinho dedicação,colaboração e solidariedade;
2- Manter a equipe de funcionários sempre dispostos a colaborar para o bem do aluno e da escola em si, com uma equipe comprometida e empenhada em buscar alternativas para melhoria da educação, em constante capacitação;
3- Uma direção que não mede esforços para que a EDUCAÇÃO seja realmente de QUALIDADE, garantindo a participação democrática de todos;
4- Garantir material didático de qualidade além de oferecer cursos de capacitação e aperfeiçoamento do corpo docente e também dos funcionários da educação;
5- A escola muito dinâmica, gestão democrática e o desenvolvimento de vários projetos,
6- Manter equipe multidisciplinar para que possam dar apoio pedagógico (psicóloga, fonoaudióloga e psicopedagoga) aos profissionais da educação, assim como fazerem as intervenções com alunos quando necessárias;
7- Manter professores de educação básica II (arte,inglês e educação física),
temos muito ainda pra melhorar, mas já estamos no caminho, com fé em deus e muito trabalho chegaremos lá!!!.. lucia helena nery
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