sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Como Acontece o Processo de Gestão na EMEF Izidoro Daun

As decisões pedagógicas são tomadas em Reuniões de Planejamento que são realizadas no início do ano, após o recesso de julho e no final do ano letivo e durante o ano letivo nas reuniões semanais dos HTPCs e nas reuniões de Conselho de Classes Série que acontecem bimestralmente, sendo todas elas prevista no Calendário Escolar.
Quem participa dessas reuniões são em sua maioria Professores, Direção, Dirigente de Ensino, funcionários e pais de alunos tem uma participação menor normalmente uma vez ou duas vezes durante o ano.
A participação da comunidade se faz a convite da Direção, mas o comparecimento é pouco expressivo, uma das causas dessa pouca participação pode ser pelo fato das reuniões serem realizadas durante o dia e muitos pais estão trabalhando neste horário, e os pais que moram na zona rural tem dificuldades de transporte para se locomoverem, em virtude destes fatores a maior participação dos pais se da nas reuniões de pais e mestres que são previstas no Calendário Escolar e realizadas bimestralmente, durante as quais direção e professores acabam discutindo questões pedagógicas ligadas a escola.
A Direção já tomou a iniciativa juntamente com os professores de convidar os pais para participarem das reuniões de Conselho de Classe e Série, mas essa medida não garantiu uma boa representatividade, outra tentativa de envolver os pais foi através do blog no qual foi enviado bilhetes para que os pais pudessem participar, essa medida também não foi capaz de mobilizar a comunidade.

Nossa ultima tentativa foi realizar uma reunião de pais na qual pedimos que os mesmos respondessem as questões sugeridas no diagnóstico escolar, o resulta foi mais significativo que os anteriores, mas mesmo assim muitos pais não responderam, pois faltaram a reunião, então tomamos a decisão de encaminhar o referido questionários pelos filhos para que os pais pudessem responder, contribuindo assim com suas críticas e sugestões o que garantiu a participação de cerca de 80% dos pais.
As decisões na escola são tomadas sempre de forma coletiva, com participação de professores e funcionários, a participação dos pais só acontece nas reuniões bimestrais, nas festividades e excursões realizadas pela escola fora disso somente em casos extremos quando a direção os convoca para resolver problemas graves geralmente envolvendo uma sala em especial, nestes momentos há envolvimento e participação dos pais na tomada de decisão que normalmente são de ordem disciplinar e pedagógica.
Os pais que são presentes na vida escolar de seus filhos se manifestam favoráveis a participação, mas ao mesmo tempo cobram a participação dos outros pais que não comparecem as reuniões e as convocações da direção e dos professores, dificultando assim o trabalho pedagógico como um todo.
Mediante diagnóstico feito com funcionários da educação percebemos que existe a necessidade de capacitação em serviço, para que haja maior envolvimento nas questões pedagógicas e nas tomadas de decisões.
Acreditamos que capacitação dos funcionários da educação é fator fundamental na busca da melhoria da qualidade de ensino, sabemos da importância do seu trabalho, mas também entendemos que não há investimento significativo neste setor.
A direção tem enfrentado muitos problemas em virtude do excesso de faltas e licença saúde dos funcionários, já que não existem substitutos para esses profissionais, o que acaba sobrecarregando os demais, mas ao analisarmos suas respostas neste quesito, percebemos que a grande maioria considera-se assíduos e pontuais, faltando, portanto ao nosso entender maior censo crítico, envolvimento e companheirismo.
Com relação aos professores, coordenação e funcionários administrativos o resultado de sua participação é bastante satisfatório, pois estão diretamente comprometidos e envolvidos neste processo, sendo que as decisão são tomadas em reuniões com a presença da grande maioria desses profissionais.
Para chegarmos a essa conclusão submetemos os professores e funcionários a responderem uma série de questões que seguem abaixo, da qual que geramos os gráficos e fizemos uma análise a partir das respostas.

Questionário de avaliação institucional Funcionários
Questionário A

1. Como você avalia sua participação na elaboração da proposta da escola
2. Sua relação com a Direção da escola
3. Sua relação com os professores
4. Sua relação com os demais funcionários
5. Sua relação com os alunos
6. Sua relação com os a comunidade escolar
7. Como você avalia sua assiduidade ao trabalho
8. Como você avalia sua pontualidade no trabalho
9. Como você avalia o cumprimento do seu horário de trabalho
10. Sua capacidade de identificar problemas
11. Sua capacidade de resolver problemas
12. Sua motivação para o trabalho
13. Em seu local de trabalho, você tem oportunidade de expor suas idéias
14. Como você classifica o trabalho em equipe da sua escola
15. O aproveitamento de seu potencial e suas competências no trabalho
16. Atualização e cursos fornecidos pelo setor competente
17. A preocupação da escola com seus funcionários
18. Seu conhecimento sobre o Estatuto, regimento e estrutura da escola
19. As condições do seu local de trabalho (espaço físico, recursos etc)
20. Minha participação na equipe escolar (cooperação, interação etc)

MB: Muito bom - B: Bom – RE: Regular – RU: Ruim – NS: Não sei


Questionário B
1. O relacionamento entre a equipe escolar
2. A forma como o diretor lidera e comanda a escola
3. A maneira como são tratados os funcionários
4. A forma como são planejadas as atividades da escola
5. A maneira como a escola pratica o que foi planejado
6. As condições do local de trabalho
7. Meu interesse e participação no ambiente escolar
8. Meu comprometimento com a escola


NM: Não Precisa Melhorar – MP: Melhorar pouco – M: Melhorar – MM: Melhorar Muito


Professores
Questionário A
1. Seu grau de participação e envolvimento na U.E
2. Sua relação com a direção da U.E
3. Sua relação com a Coordenação da U.E
4. Sua interação com os demais professores
5. Sua interação com os funcionários
6. Sua motivação para o trabalho
7. O trabalho coletivo e cooperativo na U.E
8. O aproveitamento de seu potencial pela U.E
9. Apoio e orientação didática – pedagógica
10. Apoio e orientação em desenvolvimentos de projetos
11. As condições físicas de seu local de trabalho
12. As condições materiais em seu local de trabalho
13. Acesso a informações e comunicados
14. Conhecimento do Estatuto e do Plano de Carreira
15. Salário em relação a sua função
16. Salário em relação as despesas básicas
17. Conhecimentos de descontos e vantagens salariais
18. Sua participação na elaboração e cumprimento do PPP
19. Seu relacionamento com a comunidade local
20. A participação dos pais na vida escolar do filho

MB: Muito bom - B: Bom – RE: Regular – RU: Ruim – NS: Não sei


Questionário B
1. Conhecimento de seus alunos e suas necessidades
2. Relacionamento com os alunos
3. Elaboração de planejamento
4. Cumprimento do planejamento
5. Cumprimento de horário e assiduidade
6. Criatividade no desempenho de sua função
7. Seriedade com que desenvolve seu trabalho
8. Medidas adotadas para melhora a qualidade do ensino
9. Medidas adotadas para superar as dificuldades dos alunos
10. Medidas adotadas para aprimorar sua metodologia de trabalho
11. Medidas adotadas para aprimorar a avaliação dos alunos
12. A interdisciplinaridade no desenvolvimento dos conteúdos


MS: Muito Satisfatório – S: Satisfatório – PS: Pouco Satisfatório – I Insatisfatório

Um comentário:

  1. Júnior (secretaria)27 de abril de 2012 às 06:44

    INFELIZMENTE a participação de pais é muito pequena, tendo como parâmetro os comentários no blog da escola! e depois ainda criticam a escola! POR FAVOR PAIS todos temos direitos e deveres só criticar é FÁCIL !! PARTICIPE, OPINE, DE SUGESTÕES E O PRINCIPAL SEJA MAIS PRESENTE.

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